Como o aumento das chuvas no verão impactam no tratamento da água

Com a chegada do verão, podemos vivenciar o aumento da precipitação pluviométrica. Com a elevação das temperaturas ocorre maior evaporação das águas do planeta, como mares e rios, elevando a umidade do ar atmosférico, acumulando na forma de nuvens que ao estarem carregadas precipitam como chuvas.

O tratamento de águas municipais, é impactado pelas chuvas visto que o maior volume de águas pode gerar alteração da qualidade regular. O parâmetro turbidez por exemplo, pode ser alterado pela presença de materiais como argila, algas e detritos carregados pelo arraste provocado pela erosão do solo.

Nas cidades as chuvas lavam as ruas e bueiros carregando as sujidades mais diversas e inimagináveis. Do mesmo modo nos campos ocorre o arraste dos defensivos agrícolas das plantações. Isto tudo acaba seguindo para os sistemas de captação das águas e sobrecarregando os sistemas de tratamento. 

A ETA- Estação de Tratamento de Água, precisa garantir ao consumidor que a água disponibilizada esteja de acordo com os parâmetros adequados para consumo, cumprindo a Portaria do Ministério da Saúde que define os padrões de potabilidade de água para consumo humano

Para cumprir com a legislação e com a necessidade do consumidor a ETA busca produtos que garantam que todos tenham à disposição uma água com qualidade segura. 

O Carvão Ativado remove por adsorção na sua superfície os compostos solúveis prejudiciais à saúde e os que geram gosto, cor e odor desagradáveis sendo, sem dúvida, um produto que vem em socorro aos especialistas responsáveis por garantir a boa qualidade da água. Eles poderão requisitar a utilização de Carvão Ativado em maior demanda em relação àquela dose de uso regular de modo a obter a equalização da qualidade necessária, regularizando os efeitos da alteração da qualidade da água de captação. Sem dúvida, ótimos resultados serão obtidos com este aliado, que sempre deve estar disponível numa ETA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *