Carvão Ativado na Indústria de Alimentos

O carvão ativado é muito eficiente em processos da indústria de alimentos, em etapas em que  é necessário retirar gosto, odor ou colorações indesejadas, nos mais diversificados processos, pois ele possui essa capacidade devido à sua extensa área superficial e distribuição de poros de tamanhos variados.

Citamos a seguir alguns exemplos de uso no segmento alimentício:

Indústria de Sucos: O Carvão ativado é de grande valia na indústria de sucos de frutas como maçã, atuando como agente descorante e na remoção de toxinas como a patulina, uma micotoxina presente em frutas e que se necessita remover. A remoção de cor, toxinas e flavorizantes pode ser realizada pelo uso do carvão ativado em pó  que é adicionado ao processo e eficientemente removido por filtração.

Fabricação de açúcar: Na fabricação de açúcar, como por exemplo obtido de cana, o carvão ativado pode ser utilizado para clarificar a solução enriquecida antes da cristalização do açúcar, para remover impurezas como as que conferem cor e odor de cana, e que não são adequadas à qualidade desejada do produto.

Amido hidrolisado: O carvão ativado é recomendado para essa aplicação, para proporcionar a descoloração da glicose, frutose, maltose, dextrose e maltodextrina. Atua como agente descolorante, removendo compostos de alto peso molecular, traços de mucilagens e resíduos da fermentação.

Óleos: Pode ser utilizado para melhorar o aspecto de coloração de óleos de coco, girassol, soja, podendo também remover hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. O carvão em pó geralmente é usado em combinação com terras descorantes e auxiliares de filtração.

Indústria de café: Pode ser utilizado para adsorver e recuperar a cafeína. Após esse processo, a cafeína pode ser utilizada tanto para a fabricação de bebidas, como na indústria farmacêutica. Também pode ser usado na purificação do ar para a remoção de odores de torrefação, protegendo o ambiente.

Esses são apenas alguns exemplos de uso de carvão ativado na indústria de alimentos e que podem servir de orientação, por similaridade, em outros processos para a remoção de cor, odor e toxinas, quando se quer obter ótimos resultados pelo uso de um produto inerte ao processo.

Não podemos deixar de citar também o uso no tratamento da água a ser utilizada em seus processos e no tratamento de efluentes industriai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *