Como o carvão ativado é utilizado na produção de bebidas alcóolicas

Você deve estar se perguntando, afinal de contas, o que o carvão ativado e a fabricação de bebidas alcoólicas têm em comum? Em qual momento a tão apreciada cervejinha, os sofisticados vinhos e espumantes, e a potente vodca, podem se encontrar com esse produto?

Já abordamos de forma geral esse assunto em publicações anteriores, vimos que o carvão ativado pode ser aplicado em:  

  1. Tratamento da água a ser utilizada no processo e no Tratamento de Efluentes;
  2. Purificação de Gás Carbônico em cervejarias;
  3. Clarificação de Vinhos e Espumantes;
  4. Purificação de Vodca;

Para cada processo ele desempenha uma finalidade diferente, mas para todas elas o seu fenômeno de ação não se altera; é por conta de seu poder adsortivo que o carvão ativado, alcança essa versatilidade de aplicações em um único segmento.

A depender da bebida a ser produzida, até mesmo o estado físico dos filtrados pode variar. Por exemplo, na fabricação da cerveja é necessária a purificação do gás carbônico gerado no processo de fermentação, que é um fluido gasoso; já na fabricação de vinhos, espumantes e purificação de Vodca, teremos o estado líquido do filtrado. Ou seja, o carvão ativado é o meio sólido adaptável para a purificação, tanto na forma granulada ou pulverizada, podendo filtrar líquidos e gases.

 

No geral, quando se trata da indústria de bebidas alcóolicas, o carvão ativado age nos pontos que influenciam nas características sensoriais das bebidas, ou seja, atuam na remoção de cor, alteração de cheiros e gostos. Assim como na retirada de outros compostos como ésteres, álcoois superiores e aldeídos.

A vodca, por exemplo, é um produto que passa por um rígido processo de destilação para que se torne uma bebida 100% pura. Para a garantia do objetivo da qualidade deste processo, a qualidade da água utilizada e a etapa chamada filtragem, fazem uso do carvão ativado.

A filtração em carvão ativado também pode reduzir os efeitos organolépticos do material original de fermentação, que são matérias primas usadas como fonte de açúcar, como cereais e cana de açúcar,  que podem deixar traços não desejados. A boa qualidade da bebida deve conter o mínimo possível de compostos organolépticos voláteis.

Quando se purifica a vodca, ela é bombeada lentamente através de colunas de carvão ativado, geralmente mais de uma, instaladas em série, e depois de cerca de 8 horas, mas podendo ser estendido por até 24 horas conforme a qualidade sensorial desejada, obtêm-se uma vodca brilhante e cristalina. O carvão ativado removeu compostos orgânicos voláteis que geram aquele incômodo do dia seguinte ao consumo da bebida, melhorando ao paladar. 

Na ACT, somos especialistas em carvão ativado. Você pode verificar os diferentes tipos que temos aqui. Caso fique com qualquer dúvida, lhe convidamos a entrar em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *