O processo de saneamento básico, felizmente, vem sendo muito valorizado nas gestões públicas atuais, pois é através do tratamento das águas municipais, por exemplo, que se é possível melhorar a qualidade e salubridade da água, tornando-a segura para o consumo da população.
Cada município e unidade de tratamento, montam o seu sistema com base, geralmente, em inspeções sanitárias e resultados de análises físico-químicas e bacteriológicas da água a ser tratada.
Em geral o sistema em uma Estação de Tratamento de Água pode possuir as seguintes etapas, considerando um tratamento completo:
- Coagulação e Floculação: As impurezas e partículas são agrupadas pela ação do coagulante, que geralmente são Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico, formando partículas maiores que poderão ser removidas posteriormente por decantação.
- Decantação: Os flocos maiores, por gravidade são separados da água em grandes tanques.
- Filtração: A água oriunda da decantação é direcionada para unidades filtrantes. Os filtros podem ter algumas camadas intercaladas ou seriadas de areia e carvão ativado. Lembrando que o uso do carvão ativado, aumenta a eficiência do processo.
- Desinfecção: Utiliza-se um agente físico ou químico, normalmente, cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata; a fim de eliminar microrganismos patogênicos transmissores de doenças.
- Fluoretação: Aplicação de compostos à base de flúor, o que contribui para a redução da cárie dentária.
Conforme a descrição de um processo convencional em uma ETA acima, é fácil observar como o carvão ativado é amplamente utilizado no tratamento de água, tanto para fins potáveis quanto industriais.
Através de sua capacidade de adsorção, é possível eliminar da água características causadas por substâncias orgânicas indesejadas, tais como:
- Cor
- Odor
- Mau gosto
É utilizado geralmente na forma pulverizada, em dosagens variadas, onde adsorve substâncias indesejáveis, purificando a água. Após esse processo, o carvão ativado é removido por decantação, centrifugação ou filtração.
Em alguns casos, também pode ser utilizado na forma granular, a depender do sistema implementado e as necessidades de cada processo.
4 thoughts on “Tratamento de água com carvão ativado”
Tenho interesse de conhecer mais sobre o uso do carvão ativado na ETA
Olá Adilson, tudo bem?
Em breve nosso time entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Conte sempre conosco!
Excelente texto. Os conteúdos desse site estão me ajudando muito nas pesquisas de desenvolvimento e trabalhos acadêmicos.
Obrigada!
Olá Franciele, tudo bem?
Muito obrigado pelo feedback, ficamos muito felizes em saber.
Se tiver mais sobre o assunto, estamos sempre à disposição.
Conte sempre conosco!