O filtro de carvão ativado industrial é um dispositivo utilizado para purificar o ar e gases de poluentes e odores indesejados. Ele é composto por um material poroso que é capaz de adsorver compostos químicos, tais como vapores de solventes, gases tóxicos e odores.
O carvão ativado é um material poroso, derivado de materiais orgânicos, tais como cascas de coco, madeira e carvão mineral. Ele é ativado por meio de um processo de aquecimento controlado a elevadas temperatura, em presença de gases oxidantes, tais como o dióxido de carbono ou de vapor d’água, que cria uma estrutura porosa permitindo reter moléculas na sua superfície.
O filtro de carvão ativado industrial para gases funciona através da passagem do ar ou gás contaminado através deste material poroso. As moléculas de gases e vapores ficam aderidas à superfície do carvão ativado, onde ficam retidas pelo fenômeno de adsorção. O ar ou gás purificado é então liberado para o ambiente.
Cada filtro é projetado para uma aplicação específica. Alguns exemplos incluem filtros de carvão ativado para remoção de odores em estações de tratamento de água, filtros para remoção de gases tóxicos em processos industriais, e filtros para remoção de vapores de solventes em laboratórios ou em processos de recuperação na indústria.
Em todas as aplicações se deve considerar o tipo de contaminante que se deseja remover, o tamanho do filtro necessário para atender a demanda de ar ou gás, a especificação certa do carvão ativado bem como o tempo para a sua saturação. Além disto, também observar a vida útil do carvão ativado e estar atento para a sua substituição regular de modo a garantir a eficácia do processo de purificação.
Em resumo, o tratamento de ar e gases através da adsorção em carvão ativado é uma ferramenta importante para os processos industriais e ambientes onde odores e compostos tóxicos são um problema.